sexta-feira, 30 de janeiro de 2009


Olá galera do bem...espero que estejam todos ótimos.

Bom...como todos nós somos muito sociáveis e agradáveis...sempre somos hóspedes ou anfitriões e como um pouco de etiqueta não faz mal à ninguém, segue algumas dicas de ouro que encontrei.

Espero que gostem...Beijo grande da Driii



A casa é sua...a elegância também.

Uma das coisas boas da vida é receber amigos e parentes queridos em casa. Bate-papo no aconchego do seu sofá, comidinha preparada com carinho extra e servida ao som da sua trilha sonora. Receber é compartilhar um pouquinho do nosso dia-adia, do nosso jeito de ser. Mas, quando a visita se estende, tudo pode mudar. Porque, já dizia Caetano, "de perto ninguém é normal". Basta um dia a mais de convivência para toda aquela aura de encanto do seu "lar doce lar" ir por água abaixo. Por isso, preparamos um manual valioso, pois se receber é uma arte, ser um hóspede também.


ANFITRIÃO


Regra 1 - CASA DA MÃE JOANA,NÃO!

Só convide para hospedar na sua casa quem você conhece bem e gosta. E quando convidar, seja preciso. "Venha passar uma semana conosco nas férias". Pronto! O que não dá é convidar para passar o mês inteiro sendo que você vai trabalhar e largar sua visita vendo Sessão da Tarde.


Regra 2 - PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E SIMPATIA

Pense no que seu hóspede gosta de comer, preferências e alergias. Providencie cardápios e passeios. Com uma semana de antecedência cheque banheiro e quarto que serão usados. Assim, dá tempo de providenciar reparos, travesseiro e roupa de cama. Separe também uma parte do armário para a visita. Não esqueça de dar aquela abastecida na casa com alguns excessos para mimar seu convidado. E, por favor, jogue fora a sua coleção de copos de requeijão e geléias. No dia da chegada, capriche na limpeza, faça um check list e confira tudo: de papel higiênico até uma simpática caixinha com bombons e um bilhetinho de boas vindas na cama.


Regra 3 - MIME, MAS NÃO SUFOQUE

Você deve fazer seu hóspede se sentir um marajá, mas cuidado para não sufocá-lo. O ideal é deixá-lo à vontade e dar-lhe liberdade para fazer programas sozinho, se assim desejar. Por isso é simpático oferecer as chaves da casa (identifique cada uma) para que o convidado não se sinta obrigado a voltar cedo. Hum... Mas e se você estiver do outro lado, e for o hóspede? Também não está livre das regrinhas.Fique atento:

O HÓSPEDE

Regra 1 - AVISAR NÃO OFENDE

Sempre, sempre e sempre avise que tem a intenção de visitar alguém. E faça isso com antecedência. Visita inesperada pode ser uma surpresa nada agradável. E, importante, por mais que esteja tudo ma-ra-vi-lho-so na casa do amigo, não prolongue sua estadia além do combinado. Vá embora com um gostinho de "quero mais". É bom para os dois lados. Ah, sim, e maneire na quantidade de malas. Além de tomar espaço, o excesso de bagagem revela o quanto você não sabe se organizar. Seja uma pessoa prática.


Regra 2 - A CASA NÃO É SUA!

Se você quer deixar saudades, jamais leve ao pé da letra a tradicional saudação: "faz de conta que a casa é sua". Ao contrário, quem chega deve estar atento aos hábitos e horários da casa para que ninguém tenha que alterar a rotina. Nem pense em atender ao telefone (a não ser que o anfitrião peça ou você esteja sozinho). Evite também usar o telefone. Para isso você tem celular. Se for imprescindível, peça licença ao dono da casa e seja o mais breve possível. Também não saia dando ordens aos empregados, andando para lá e para cá de pijamas, deixando sua roupa para lavar ou dando pitaco na educação dos filhos dos outros. Fique na sua e, claro, arrume a cama, afinal você não está num hotel.

Regra 3 - ESQUISITICES À PARTE

Você pode ser mais cheio de manias que o Jack Nicholson em "Melhor é Impossível", mas nem por isso pode fazer o mundo mudar por sua causa. Quem tem por hábito usar alimentos ou produtos de banho que fogem do trivial, deve ter a gentileza de comprar o que consome, com o cuidado para não abarrotar a despensa do anfitrião.


Regra 4 - PRA DIZER ADEUS

Se você se sentiu bem recebido e quer voltar outras vezes, não esqueça de dar uma lembrancinha para o dono da casa e para os filhos dele também. Se ficar caro, opte por algo mais genérico, como uma caixa de bombons.Ok, isso pode ser feito na sua chegada também. Agora, depois, já na sua casa, mande um e-mail agradecendo a atenção recebida. Com certeza, você será daquelas visitas que a gente sempre conta os dias para ver de novo. É sempre bom lembrar que a casa da gente é um local sagrado. Por isso, as pessoas que recebemos em casa são especiais e, tratá-las e ser tratado por elas com pequenas gentilezas, torna a vida menos cinzenta.
Existem diversas situações em que se hospedar na casa de alguém é correto e noutras quando é absolutamente um grande erro.


Confira as dicas antes de fazer as malas:


FIQUE NA SUA CASA

Quando o dono da casa ou um filho dele estiver doente. Se a anfitriã teve bebê recentemente. Se os anfitriões estiverem numa crise conjugal brava.

VÁ SEM MEDO

Em período de férias (para ambos). Para oferecer um ombro amigo, quando o anfitrião está numa situação difícil. Por saudade.

Nenhum comentário: