terça-feira, 25 de maio de 2010



Show de bola este texto, galera!
Concordo em gênero, número e grau...rsrs.
Espero que gostem!
Beijos da Driii

Harmonia do Casal


O casamento, e a família de modo especial, é uma escola de amor, porque a convivência diária obriga a acolher os outros com respeito, diálogo, compreensão, tolerância e paciência.
A harmonia conjugal é atingida quando o casal, na vivência do amor, "supera-se a si mesmo" e harmoniza as suas qualidades numa união sólida e profunda. Quando isto ocorre, cada um passa a ser enriquecido pelas qualidades do outro.

Há, então, como que uma transfusão de dons entre ambos. Mas para isso é preciso que o casal chegue à unidade, superando as falsidades, infantilidades, mentiras e infidelidades.
Para chegar a este ponto é necessário olhar para o outro com muita seriedade, respeito e atenção. Ninguém é obrigado a se casar e a constituir uma família, mas se tomamos esta decisão, então devemos "casar pra valer", com toda responsabilidade. 

Aquela pessoa com quem decidimos casar é a "escolhida" entre todos os homens ou mulheres que conhecemos; e portanto, como o(a) eleito(a), devemos ter-lhe em alta conta, como a pessoa "especial" na nossa vida, merecedora portanto de toda atenção e respeito. É lamentável que entre muitos casais, com o passar do tempo, e com a rotina do dia-a-dia, a atenção com o outro, e, pior ainda, o respeito, vão acabando. 

Não tem lógica, por exemplo, que um ofenda o outro com palavras pesadas e que provocam ressentimentos; não tem cabimento que o marido fique falando mal da esposa para os outros, criticando-a para terceiros. Isto também é infidelidade. Esta não acontece somente no campo sexual. 
Por outro lado, é preciso cuidar para que a atenção, o carinho, para com o outro não diminua. É importante manter acesa a chama do desejo de agradar o outro. 

São nos detalhes que muitas vezes isto se manifesta: 

Qual é a roupa que ela gosta que eu vista? Qual é o corte de cabelo que ele gosta? Qual é a moda que ele gosta? Qual é a comida que ele gosta? Quais são os móveis que ela gosta? Qual é o carro que ela prefere ? Qual é o lazer que ele gosta? Enfim, a preocupação em alegrar o outro, sem cair no exagero, é claro, é o que mantém a comunhão de vidas. 
Isto não quer dizer que o amor conjugal deva ser um "egoísmo a dois". "amar não é olhar um para o outro, mas é olhar ambos na mesma direção". Isto é, o casal não pode parar em si mesmo, ele tem grandes tarefas pela frente: os filhos, a ajuda aos outros, a vida na Igreja, etc. Importa olhar na mesma direção e caminhar juntos.

Para que a harmonia aconteça na vida do casal, dia-a-dia, ele deverá rejeitar tudo que possa desiludi-lo: brigas e palavras ofensivas, comparações com as vidas e atitudes dos outros casais, desentendimentos com a família do cônjuge, inveja e ciúme do outro, desentendimento no uso do dinheiro, reclamações, negativismo, apego exagerado aos pais, mau humor, embirração, enfim, tudo o que azeda o relacionamento. 

É aqui que entra a importância do diálogo na vida do casal. Algumas dificuldades o atrapalham e o casal deve estar atento para isso. Para alguns é a falta de hábito no diálogo; não estão acostumados a ele. De outro lado será preciso vencer tanto o mutismo, o não falar, como o falar demais, a ponto de anular o outro. Outro perigo a ser vencido será a simulação, a falta de sinceridade, ou o fingimento diante do outro. Será preciso também, vencer o medo de falar o que está no coração, e será preciso também não idolatrar o outro como se ele fosse tudo e eu nada. 
Há ainda outras coisas que dificultam o bom diálogo: a falta de aceitação do outro como ele é, e não como eu gostaria que fosse; trabalho em demasia que gera cansaço, impaciência e falta de tempo para uma boa conversa; vida social intensa; distração em relação ao outro, etc... O diálogo frutuoso ocorre quando existe a humildade em ambas as partes, quando a espontaneidade e a coragem de emitir a própria opinião existem, quando os sentimentos e a sensibilidade de cada um é controlada, quando existe paciência, boa vontade, compreensão mútua, quando estão presentes a confiança no outro, a perseverança e a renovação... Tudo é importante no diálogo: o sorriso, o olhar, os gestos... o silêncio oportuno, a correção suave e adequada, o momento certo...

É conhecendo-se que o casal cresce, fortalece a sua unidade e o seu amor. Dialogar não quer dizer jogar confetes no outro; é também correção mútua e sincera, sem medo de fazer a própria auto crítica diante do que estou ouvindo do outro, e que está me dizendo tudo isso porque me ama e me quer ver crescer. Ninguém pode ajudar tanto a você quanto aquela pessoa que partilha a vida a seu lado. É preciso dizer ainda que para um bom diálogo é preciso vencer todo cinismo, desprezo do outro, desânimo, desespero, preguiça, imposição das próprias ideias, não saber ouvir, não saber guardar os segredos de uma conversa confidencial. 
É preciso que o casal esteja também atento para as diferenças psicológicas próprias da natureza de cada um. Em geral o homem é mais frio, calculista, e mais objetivo do que a mulher. Ele é mais conduzido pela razão, pela síntese dos fatos, e é levado normalmente a comandar a situação. A mulher é mais frágil fisicamente, mais conduzida pelo afeto, pela intuição subjetiva, mais dada à emoção; às vezes ela deseja como que se adivinhe o que está querendo, é mais preocupada com os detalhes, datas, enfeites... Enfim, o coração do homem é o mundo, enquanto o mundo, para a mulher é o coração.
"Se você quer ser tratado como um rei, então trate a sua esposa como uma rainha." Muitos querem ser tratados como reis ou rainhas, mas tratam o outro como servo. "É dando que se recebe", é amando que se é amado, é servindo que se é servido. A alameda do amor tem mão dupla. "Planta amor e colherás amor".Quando se vive junto o tempo todo, então não é mais possível usar "máscaras" diante do outro. A dissimulação cai por terra, começa a realidade. 

No entanto, quando existe o amor, isto é bom, pois o casal terá, então, a grande oportunidade de provar o seu amor para o outro. E assim, poderão se enriquecer, mutuamente, com as suas diferenças. O amor exige que eu despose o outro, conscientemente, com todos os seus defeitos e qualidades. Algumas vezes ele se queixa que ela mudou; mas será que quem mudou não foi ele mesmo? Em todo caso, temos que estar preparados para as mudanças do outro. Nos casamos com um ser vivo, e não com uma estátua imutável; e o amor tem que resistir a tudo isto. É exatamente esta a força e a beleza do amor. É por isso que ele faz milagres. 

Precisamos entender que amar não é uma decisão de apenas um momento, mas é uma decisão que deve ser renovada a cada momento, para durar sempre. E tem mais, é preciso estar sempre consciente que amar um homem ou uma mulher, será sempre amar um ser imperfeito, pecador, fraco e sujeito às intempéries da vida. Mas, se você o amar de verdade, poderá ajudá-lo a vencer todas essas dificuldades, e ser alguém novo, por causa do seu amor. 

Repito, a beleza do amor está exatamente em superar todas essas dores. Do contrário ele não seria o que é. Como um ninho, a felicidade do casal que se ama, é construída, pedacinho por pedacinho, através de esforços mútuos de compreensão.

Do livro " FAMÍLIA, SANTUÁRIO DA VIDA" - do Prof. Felipe Aquino Conheça o Site do prof. Felipe Aquino

Um comentário:

Danimi disse...

Sabe o que verdadeiramente traz harmonia para o lar?
Ter JESUS como fonte inspiradora traz toda paz pra qualquer relacionamento.
E sabe o que mais? TENHO CERTEZA QUE É ISSO QUE VC TEM FEITO!!
=D
Bjus minha amiga linda e loira ...