sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Como nos produzir para as festas de final de ano

A escolha da roupa para passar as festas do  fim de ano é uma tradição de séculos.

Entenda o significado de se arrumar para datas especiais e inspire-se no guia.

Faça seu balanço do ano. De um lado some as alegrias, o sucesso, amor, dinheiro conquistados em 2010. Do outro, subtraia a crise financeira, a corrupção, as decepções e as mágoas. Seja qual for o resultado dessa matemática pessoal, que, diga-se, não deixa um ser humano de fora, é momento de comemorar mais um ano que chega ao fim e dar boas vindas ao que se inicia. No meio do caminho, tem ainda a celebração cristã do Natal, que independentemente de religião é uma festa para reunir a família e fortalecer os laços. Ou seja, estamos em momento de festejar.


Dias especiais que exigem preparação de igual importância: a decoração da casa, o cardápio da festa e a roupa que vai ser usada.

— Tanto o Natal como o ano-novo são momentos especiais na vida da maioria das pessoas e enfeitar-se para os queridos familiares, simboliza o nosso carinho por eles.

Sendo assim, o visual precisa ser cuidadosamente pensado para as festas. Além de simbolizar a importância de estar entre amigos e parentes, vestir uma roupa nova expressa o desejo de tornar as comemorações de fim de ano um momento inesquecível ou é uma forma simbólica de atrair energias positivas para 2011. Então é hora de se inspirar, procurar no armário ou nas lojas o look que mais combine com seu astral.

Mas não há regras. Os profissionais que ditam a moda garantem que as cores e os modelos estão cada vez mais democráticos. Vale a criatividade e a preferência de cada um. Além disso, deve-se levar em conta a adequação da produção ao local e tipo de evento no qual irá participar. Para te ajudar na tarefa de descobrir o modelo certo para você passar o Natal e o ano-novo, segue dicas de como você pode aproveitar a virada do ano e a festa de Papai Noel linda e muito feliz.

APRENDENDO A LER O CONVITE DA FESTA

Mais importante do que as cores escolhidas para usar na noite do dia 24 e do dia 31 de dezembro, é importante usar um modelo adequado ao tipo de festa que irá participar.

:: Se o convite para passar a noite do ano-novo exigir traje a rigor, os homens deverão usar smoking ou summer (combinação de paletó claro, com camisa clara, gravata borboleta e calça pretas). As mulheres podem optar por vestidos longos coloridos ou brancos de gala.

:: Se o traje for passeio pode-se usar um vestido curto bonito. Vestidos longos também são aceitos, mas não podem ser tão luxuosos quanto os de gala. Para os homens, a dica é usar um blazer sobre uma calça e camisa.

:: Para ambientes descontraídos tudo é válido, porém faça a produção valorizando a cor e o modelo que está de acordo com o seu estilo. Uma sugestão é usar calças pantalonas ou saruel com blusas de paetê. Além de bonito, dá um ar de sofisticação e pode ser usado em quase todas as situações.

:: Vestidos longos brancos de jérsei, dependendo da combinação de acessórios, ficam bem em quase todos os ambientes.

:: Vestidos curtos de paetê ou com brilho são excelente opções, entretanto não use preto, pois provavelmente a maioria das mulheres estará de branco ou cores claras e você se sentir deslocada.

:: Evite jeans, pois fica casual demais.

Fonte: Celinha Buschle, consultora de moda e coordenadora do curso de Design de Moda do Centro Europeu de Curitiba.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ROUPA CERTA

A roupa ideal para as festas de fim de ano depende do local da comemoração. Confira as dicas:
:: Na praia: roupas com tecidos leve e rasteirinha. Para quem for entrar na água, vale colocar um maiô. A peça é mais elegante do que o biquíni.

:: Em casa: use vestidos. São confortáveis e sempre elegantes. Se você for a anfitriã da festa é importante estar com uma roupa confortável, que facilite os movimentos. Sempre dá um pouco de trabalho receber pessoas.

:: Na casa de amigos: pode caprichar mais no visual e usar roupas mais elaboradas como saia lápis e uma blusa com tecido mais sofisticado, frente única ou tomara que caia. Aposte ainda no macacão com tecido mais fino como o crepe ou seda.

:: Em um restaurante: uma pantalona branca com blusa de seda dourada fica muito elegante. Para completar, sandália alta com pedras aplicadas. Bolsa carteira para essas situações são as mais indicadas.

:: Em uma balada: a dica é usar o vestido coquetel, curto e estruturado. Pode ser tomara-que-caia ou de um ombro só. Escolha tecidos como tafetá ou cetim sem brilho.

A COR DA COMEMORAÇÃO

Maquiagem é um item indispensável em dias de festa. Elas podem ser o grande destaque da produção, complementar o visual ou apenas realçar o que se tem de mais bonito no rosto. Escolha a que mais combina com a imagem que deseja apresentar no Natal e no ano-novo.
:: O Natal é uma festa bem familiar. Cabelos e maquiagem devem ser leves, realçando a beleza.

:: Os cabelos devem estar preferencialmente soltos, ter um bom corte e coloração em dia.

:: A maquiagem pede tons claros realçando os cílios e com leve contorno nos olhos.

:: Para o ano-novo, a produção deve ser mais exuberante. Valorize sempre o corte dos cabelos. Se são lisos e desfiados, abuse da cera. Se são cacheados ou ondulados, deixe-os com mais volume.

:: Os tons perolados e dourados são os hits do verão. O azul e o verde também são referências e devem ser usados em toda a pálpebra e com muita máscara.

:: Nos lábios, escolha tons de laranja, pêssego e coral que dão a cor do verão.

:: As tranças são superatuais e combinam bem com o clima de praia. Maquiagens podem revelar cores mais fortes como laranjas e amarelos.

Fonte: André Amaral, cabeleireiro, maquiador e fotógrafo.

COM QUE ROUPA?

Não há regras para se vestir no Natal ou no ano-novo. Tudo depende do bom senso e das preferências pessoais. Para quem ainda está na dúvida do que vai usar nas noites de véspera, ela dá algumas dicas:

:: O branco não é obrigatório no ano-novo, mas é uma das opções usadas por pessoas que querem paz para o próximo ano ou que simplesmente aproveitam a data para usar a cor, já que no dia a dia é mais difícil vestir um look todo branco. Cores como vermelho (associada à paixão) ou amarelo (associada à riqueza) são também algumas das opções. Em dezembro, faz muito calor, por isso, nada melhor que usar uma cor mais clara, e escolher um tecido mais leve e fresco. Na cartela de tendências da estação estão o turquesa, coral, branco, off-white, laranja e menta.

::Quem vai para a praia pode escolher vestidos leves, em algodão — ou outro tecido que não amasse muito, nem que tenha fibra sintética que esquente — em tons claros, sandália rasteira ou outro modelo de sandália confortável e acessórios mais naturais. Cabelos soltos (não há penteado que resista à maresia de uma noite toda). Outra opção são shorts mais leves com batas ou blusas amplas e fluidas.

:: Quem vai ficar em casa ou na casa de amigos pode optar por peças como macacão, kaftan, short com blusas fluidas, vestidos fluidos. Nos pés, sandálias baixas, clog, plataformas ou um calçado que não seja muito exagerado demais. Acessórios com brilho discreto ou médios.

:: Um Natal ou uma virada de ano em um restaurante pede algo mais elaborado. Pode usar um salto mais ousado, um vestido de tecido mais sofisticado, com leve brilho, ou uma calça bem alinhada com uma blusa mais fluida, leve e bem arrumada. Você não estará em um ambiente tão confortável como sua casa, nem tão despojado como uma praia. Aqui vale caprichar um pouco mais na maquiagem e no acessório. Sem exageros.

:: Para bailes, festas em clubes, o visual pode ser bem elaborado, pensado e montado para dar um ar de sofisticação e leve sensualidade. Macacões e vestidos em tecidos mais finos e sofisticados, acessórios ou tecidos com brilho, sapatos de salto, maquiagem mais caprichada e até um penteado. Vale investir e ousar um pouco, saindo do convencional.

Espero que tenham gostado das dicas.
O que importa mesmo amigas é estarem em paz com seu espírito e com as pessoas.
Além de acreditar que tudo dará certo. E claro! Agradecer a Deus o Nosso Pai querido por mais uma Natal e mais um Ano que chega.
Obrigada por estarem sempre comigo.
Beijos da Driii












Nenhum comentário: